Logotipo: COPEL - Companhia Paranaense de Energia
Perguntas Frequentes
Copel

Gestão Integrada de Riscos Corporativos


A Gestão de Riscos visa contribuir para fortalecer o processo de Governança Corporativa, aumentar a segurança quanto ao alcance dos objetivos, promover maior transparência para as partes interessadas e aprimorar o ambiente de controles internos da Companhia. Além disso, propõe-se a adicionar e preservar valor, minimizando perdas através da identificação de oportunidades e ameaças, atender às normas internacionais e requisitos legais e regulatórios pertinentes, melhorar a eficácia e a eficiência operacional e melhorar a prevenção de perdas e a gestão de crises ou incidentes.

A Gestão Integrada de Riscos Corporativos teve início na Copel em 2006 com o objetivo de maximizar, de maneira consistente e permanente, os valores econômico, social e ambiental para todas as partes interessadas. O modelo na ocasião foi baseado no Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO), e deu origem à norma de política Copel, formalizando as diretrizes da Gestão Integrada de Riscos Corporativos.


Desde o início de 2012, está sendo adotada na Companhia a arquitetura trazida pela Norma ISO 31000, seguindo seus princípios e diretrizes, tais como:

· gestão de riscos cria e protege valor;

· gestão de riscos é parte integrante de todos os processos organizacionais;

· gestão de riscos é parte da tomada de decisões;

· gestão de riscos aborda explicitamente a incerteza;

· gestão de riscos é sistemática, estruturada e oportuna;

· gestão de riscos baseia-se nas melhores informações disponíveis;

· gestão de riscos está alinhada com o contexto interno e externo da organização e com o perfil do risco;

· gestão de riscos considera fatores humanos e culturais;

· gestão de riscos é transparente e inclusiva;

· gestão de riscos é dinâmica, iterativa e capaz de reagir a mudanças;

· gestão de riscos facilita a melhoria contínua da organização.


A atividade de Gestão Integrada de Riscos Corporativos está vinculada à Diretoria de Governança, Risco e Compliance, através da Coordenação de Integridade Corporativa, a qual tem como principal atribuição, coordenar atividades voltadas a compliance, gestão de riscos corporativos e controles internos no âmbito da Copel (Holding), suas subsidiárias integrais, controladas e coligadas.

Os principais riscos corporativos são identificados a partir dos referenciais estratégicos e dos ambientes interno e externo, inclusos no ciclo do planejamento estratégico. São avaliados os possíveis impactos nas perspectivas financeira, operacional e imagem. O perfil de riscos corporativos é estruturado entre riscos estratégicos, operacionais, de divulgação e de compliance, considerando para essa segmentação o contexto de cada evento.


Publicado em 22.09.17

Você pode: Imprimir essa página
Rua Coronel Dulcídio, 800 − Batel − CEP 80420-170 − Curitiba − PR Energia: 0800 51 00 116
Acesso a InformaçãoCopyright 2011 COPEL Copel no ISE Bovespa Estado do Paraná