Logotipo: COPEL - Companhia Paranaense de Energia
Perguntas Frequentes
Copel



Usinas de Participação


Empreendimentos em operação


Usina Hidrelétrica Dona Francisca:

Foto: Usina Hidrelétrica Dona Francisca

A Copel tem uma participação de 23,03% no capital social da Dona Francisca Energética S/A (Dfesa).

A usina possui 125 MW de potência instalada, e energia assegurada de 80 MW. A barragem é de Concreto Compactado a Rolo (CCR) e a casa de força do tipo abrigada.

A usina foi inaugurada em maio de 2001.

Foto: Mapa Dona Francisca Foto: Usina Hidrelétrica Dona Francisca

Pequena Central Hidrelétrica Arturo Andreoli:

Para exploração do potencial remanescente da Pequena Central Hidrelétrica Arturo Andreoli, no rio Chopim, foi constituída a empresa Foz do Chopim Energética Ltda., da qual a Copel participa com 35,77%.

A usina possui duas unidades geradoras de potência nominal 15.800 kVA cada, operando com fator de potência 0,92 e potência total instalada de 29,1 MW. A primeira máquina entrou em operação comercial no dia 11 de outubro de 2001 e a segunda, em novembro do mesmo ano.


Seta: Localização Foz do Chopim Energética Ltda


Foto: Foz do Chopim Energética Ltda.

Usina Elétrica a Gás Natural de Araucária:

A Usina Termelétrica de Araucária tem duas turbinas a gás, acopladas a duas caldeiras de recuperação de calor, que permitem o funcionamento de uma terceira turbina a vapor, totalizando 484,5 MW de potência instalada. O gás natural é o combustível utilizado nas turbinas a gás, resultando em emissões atmosféricas sem odor e dentro dos parâmetros nacionais e internacionais de qualidade.

A Usina entrou em operação em 2006 para atender ao sistema elétrico brasileiro, em face da severa estiagem ocorrida no início do segundo semestre do ano. A Usina permaneceu em estado de "hibernação" durante três anos e meio, e, após dois meses de trabalhos de recomissionamento, operou satisfatoriamente, gerando 484,5 MW.


Mais informações podem ser obtidas no site da UEG Araucária

Centrais Elétricas do Rio Jordão (Elejor):

O complexo Energético Elejor é composto por dois aproveitamentos hidrelétricos no rio Jordão, no Estado do Paraná: a Usina Hidrelétrica Santa Clara e a Usina Hidrelétrica Fundão, que, somadas, têm capacidade instalada de 246 MW.

Os arranjos físicos selecionados contam ainda com duas PCHs com potência instalada adicional de 6,3 MW. A Elejor tem como acionistas ordinários a Copel, com 70% do capital, e a Paineira Participações, com 30%. A Eletrobras detém a totalidade das ações preferenciais.

Usina Hidrelétrica Governador Jayme Canet Júnior (Mauá):

A Usina Hidrelétrica Jayme Canet Júnior está localizada no rio Tibagi, no Paraná. Foi construída entre 2008 e 2012 pelo Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, em que a Copel possui uma participação de 51,0% e a Centrais Elétricas S.A. (“Eletrosul”) detém os outros 49,0%. Está localizada aproximadamente a 250 km de Curitiba, na municipalidade de Telêmaco Borba. Para mais informações, clique aqui.

Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu:

A Copel detém 30% de participação na Usina Baixo Iguaçu. Instalada no rio Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques, no sudoeste do Paraná, o empreendimento vai produzir eletricidade para atender mais de 1 milhão de pessoas. A Usina conta com três unidades geradoras que somam 350 megawatts de potência instalada. As obras de instalação de Baixo Iguaçu começaram em 2013 e a usina iniciou a operação comercial em 2019. Para mais informações, clique aqui.


Complexo Eólico São Miguel do Gostoso I:


Em junho de 2014, a Copel adquiriu 49% no Complexo de Parques Eólicos de São Miguel do Gostoso I, no estado do Rio Grande do Norte.

O complexo tem capacidade instalada de 108 MW e garantia física de 57,1 MW médios. Em abril de 2015, foi concluída a construção dos parques e, em junho de 2017, foi iniciada a operação comercial, após a conclusão das instalações de transmissão adequadas.

Empreendimentos em desenvolvimento



Pequena Central Hidrelétrica Bela Vista:


A PCH Bela Vista será instalada no rio Chopim entre os municípios de Verê e São João, no sudoeste do Paraná. A previsão é de que as obras iniciem ainda no primeiro semestre de 2019, após emissão de licença de instalação pelo Instituto Ambiental do Paraná. O empreendimento terá 29 MW de potência instalada e será conectada à subestação Dois Vizinhos através de uma linha de transmissão de 18 km de extensão, que também faz parte do projeto. A concessão dopertence à sociedade de propósito específico Bela Vista Geração de Energia S.A. – integrada por Copel GeT (99,9%) e Foz do Chopim Energética (0,10%).



Publicado em 12.05.21

Você pode: Imprimir essa página
Rua Coronel Dulcídio, 800 − Batel − CEP 80420-170 − Curitiba − PR Energia: 0800 51 00 116
Acesso a InformaçãoCopyright 2011 COPEL Copel no ISE Bovespa Estado do Paraná