Faturas

Copel conclui implantação da LIS no Paraná

Em outubro, a Copel concluiu o processo de implementação da leitura e impressão simultâneas (LIS) da conta de luz. Desde então, cerca de 3,5 milhões de consumidores urbanos passaram a receber a fatura no mesmo momento em que é feita a leitura, conferindo maior transparência e agilidade ao processo.

Com a inovação - que começou a ser analisada em 2003, a partir da criação de um grupo de estudos - a Copel reduziu custos na impressão e entrega da fatura, diminuiu o impacto ao meio ambiente e aumentou a transparência do processo, que pode ser acompanhado pelo cliente. Para que esses resultados fossem obtidos, muito trabalho foi realizado, por copelianos de diferentes áreas. Confira abaixo a evolução da implantação da LIS.

Histórico

Em 2004, com a publicação do Aviso DIS SA 020/2003, foi criado um grupo de trabalho para estudar e realizar o projeto-piloto de leitura, impressão e entrega simultânea da fatura de energia. O grupo era constituído por representantes da superintendência comercial de distribuição e dos então departamentos de receita das regionais. Dentre os desafios que eles tinham, estavam o de definir o modelo de fatura a ser utilizado, os parâmetros e desenvolvimento do sistema de faturamento e os locais em que a LIS seria iniciada.

A implantação

Após os estudos e o projeto-piloto, a implantação da LIS começou em 2008, com cerca de 350 mil consumidores. Em outubro de 2013, mais de 3,5 milhões de clientes receberam a fatura pela LIS. Confira a evolução da implantação no gráfico abaixo:

gráfico evolução da fatura lis

Como funciona a LIS

Leitura de dados com PDA O leiturista faz a leitura e registra os dados no PDA (Personal Digital Assistant). Os dados são consistidos e transmitidos online para o CIS. Em áreas sem cobertura de celular a consistência é realizada diretamente no PDA e a transmissão para o CIS ocorre posteriormente ao final do dia.
Impressora portátil Após a leitura e a transmissão de dados que pode ser online em áreas com cobertura de celular, ele imprime a conta na impressora portátil e entrega ao cliente.
Rapidez na entrega da fatura Ao receber a conta no momento da leitura, o cliente tem a fatura à sua disposição 10 dias antes do que no modo convencional. A conta é mais compacta e possui as mesmas informações da versão antiga.

Processos

Para implementar o LIS, diversas áreas da Copel foram envolvidas. Confira no fluxograma abaixo as áreas que contribuíram para a implementação da LIS.

Áreas envolvidas no processo

Benefícios

A implantação do LIS trouxe diversos benefícios para a Copel:

economia
REDUÇÃO DE CUSTOS
Ao extinguir os gastos com a entrega, que era realizada pelos Correios, a LIS reduziu em cerca de 70% o custo com a impressão e entrega da conta luz. Na metodologia anterior eram necessárias duas visitas: a primeira realizada pelo leiturista próprio ou terceirizado para coletar a leitura e a segunda pelo carteiro dos Correios.
qualidade
QUALIDADE
A entrega realizada pelo leiturista, logo após a leitura do consumo de energia, garantiu à Copel maior controle sobre a entrega e conferiu maior prazo ao cliente para pagamento da fatura, tendo em vista que os prazos para a impressão da fatura e a posterior entrega foram suprimidos.
sustentabilidade
SUSTENTABILIDADE
A substituição da conta autoenvelopada pela LIS reduziu em cerca de 50% o consumo de papel da conta de luz. A inovação também contempla os princípios do Pacto Global, do qual a Copel foi uma das primeiras signatárias, em 2000.