Autoleitura

Por que e quando fazer a leitura do medidor?

Na área rural, a leitura dos medidores de energia na área rural é feita a cada três mesesNos meses sem a visita do leiturista você pode evitar o faturamento pela média, enviando a informação para a Copel. 

Na área urbana, a informação da leitura também garante o faturamento pelo consumo real, evitando a média quando o medidor não está acessível ao leiturista. 

Como informar a leitura do relógio

Após anotar a leitura, envie aqui no site, no aplicativo Copel, ou pelo telefone 0800 51 00 116, na opção 5.

Perguntas frequentes

A fatura será emitida pela média aritmética (soma das suas últimas 12 faturas dividido por 12) dos últimos 12 meses de seu histórico de consumo. No mês seguinte, você pode voltar a informar a leitura normalmente. Se tiver havido diferença entre o valor médio cobrado e seu onsumo real, a informação da leitura corrige esta diferença.

A leitura tem um período certo para ser informada. Aqui no site e no aplicativo Copel, o sistema informa o dia ideal para o seu imóvel e impede que o registro seja feito fora do período certo. Volte a fazer a leitura e informá-la no dia indicado.

A fatura será emitida pela média aritmética dos últimos 12 meses de seu histórico de consumo. No mês seguinte, você pode voltar a informar a leitura normalmente. Se tiver havido diferença entre o valor médio cobrado e seu consumo real, a informação da leitura corrige esta diferença.

Sim, até o dia ideal é possível substituir a leitura digitada anteriormente. O sistema da Copel vai considerar o último valor digitado para o faturamento.

Não. A Copel está reduzindo o consumo de papel em todos os processos, e por isso não utiliza mais o calendário rural, recomendando a informação pelo site, aplicativo ou telefone. As agências seguem recebendo a leitura dos clientes que não puderem utilizar esses canais.

Tenha sua conta de luz em mãos, para informar o número da sua unidade consumidora e seus dados pessoais. Depois, é só criar uma senha.

Clicando em “Esqueci minha senha”, um e-mail será enviado para o endereço cadastrado na Copel. Caso seu e-mail esteja desatualizado, ligue para 0800 51 00 116.

Não pode haver débitos vencidos vinculados à unidade consumidora para a qual se está solicitando o serviço de troca de padrão. Caso haja, quite-os e encaminhe os comprovantes de pagamento junto do formulário de solicitação do serviço.