A Companhia Paranaense de Energia – Copel, na qualidade de holding, mantém diretoria executiva composta por seis cargos: Diretor Presidente, Diretor de Gestão Empresarial, Diretor de Finanças e de Relações com Investidores, Diretor Jurídico e de Relações Institucionais, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Diretor de Governança, Risco e Compliance.
As atividades-fim da Companhia são executadas por quatro subsidiárias integrais. A Copel Geração e Transmissão S.A., a Copel Distribuição S.A. e a Copel Comercialização S.A. são voltadas ao processo de produção, transporte, venda e entrega de energia elétrica de geração hídrica. A Copel Renováveis S.A., por sua vez, é destinada a geração, transmissão e comercialização de energia oriunda de fontes com capacidade de regeneração por meios naturais.
Negócios no âmbito de energias renováveis levaram a Copel a adquirir 100% de participação em sociedades de propósito específico (SPEs), voltadas exclusivamente à produção de energia eólica, as quais são gerenciadas pela Copel Geração e Transmissão S.A. e Copel Renováveis S.A., conforme descrito no organograma.
Aproveitando sua infraestrutura de telecomunicações, desenvolvida ao longo de décadas para dar suporte a seus negócios, a Copel implementou também a subsidiária integral Copel Telecomunicações S.A., responsável por explorar tal segmento em serviços específicos prestados a clientes externos.