A necessidade de alteração de carga é identificada sempre pelo consumidor, pois tem como objetivo atender às necessidades de utilização de equipamentos elétricos acrescentados ou retirados da carga de sua unidade consumidora.
A quantidade de fases (fios energizados) e a limitação do disjuntor (chave) podem interferir num novo hábito de consumo. Veja o exemplo abaixo.
Se, numa casa com tipo de ligação monofásica (1 fio energizado) de 50 A (limitação do disjuntor), alguém toma banho ao mesmo tempo em que outro alguém passa roupas, a soma das potências utilizadas por estes equipamentos pode ultrapassar a limitação de carga do tipo de ligação, ou seja:
· Chuveiro elétrico (potência máxima) = 5000 W.
· Ferro de passar elétrico (potência máxima) = 4000 W.
· Limitação do tipo de ligação monofásica de 50 A = 127 V x 50 A = 6350 W.
· Desta forma, 5000 W + 4000 W = 9000 W > 6350 W.
Assim, o disjuntor é desarmado (desligado automaticamente) para proteção das instalações elétricas e da casa.
Com isso, se o disjuntor desarma com frequência, conclui-se que ou os equipamentos novos utilizados tem uma potência maior ou os seus hábitos de consumo mudaram. Em ambas as situações é necessária uma revisão da carga requerida.
A COPEL recomenda que o consumidor contrate um eletricista particular para avaliar a carga requerida e, consequentemente, o tipo de ligação necessário e interagir com nossos canais de atendimento presencial ou por e-mail para solicitar o serviço de troca de padrão e ter condições de efetuar as alterações na entrada de serviço.