Troca de padrão

Para realizar seu pedido de troca de padrão, informe os seguintes dados:

  • Nome completo
  • Telefone
  • e-mail
  • Nome completo do titular da conta;
  • Número do CPF ou do RG com Órgão emissor;
  • Data de nascimento do titular ou nome completo da mãe.
  • Razão Social do titular da conta;
  • Número de CNPJ;
  • Data de constituição da empresa (conforme base de dados da Receita Federal).

Número de identificação da Unidade consumidora (consta na fatura);

Endereço completo da unidade consumidora com número predial, complemento e CEP;

Quais as alterações realizadas no padrão. Para aumento ou diminuição de carga, informar qual a nova carga pretendida (tipo de ligação, número de fases, potência do disjuntor);

Esclarecer se a entrada de serviço é individual ou possui mais de uma unidade consumidora. Em caso de unidades consumidoras agrupadas, é necessário informar o tipo de ligação e a potência de disjuntor de todas as unidades (inclusive desligadas), e disjuntor geral do quadro de medição;

Qual a atividade exercida na unidade consumidora;

Distância, em metros, da rede da Copel mais próxima do local que será instalado o padrão;

Forma de acesso à unidade consumidora;

Se existe necessidade de desligar a unidade pela manhã e religar a tarde para execução do serviço;

Se utilizará motor, aparelho para solda e/ ou Aparelho de Radiografia;

Para ligações com capacidade acima do trifásico com disjuntor de 80 amperes (3x80a), é necessário o envio da Declaração de Carga (DCA) para imprimir efetue o seguinte procedimento:

Ao fazer a solicitação é necessário que não haja débitos vencidos na unidade consumidora.

Para solicitações que envolvam também o pedido de uma ou mais ligações novas, seja: 

Padronização de entrada de serviço

Aumento ou redução de carga que envolvam também o pedido de uma ou mais ligações novas

 No campo OBS informar que se trata de padronização, aumento ou redução de carga e demais detalhes necessários para a emissão do seu pedido.

Prazos

Prazo para atendimento da troca de padrão (sem programação de data): 3 dias úteis para área urbana e 5 dias úteis para área rural.

O serviço pode ser agendado com 5 dias úteis de antecedência. A data escolhida é permitida apenas em dias úteis e o período de execução poderá ser pela manhã ou tarde.

Nos casos em que haja necessidade de obras na rede, será elaborada uma carta orçamento. O prazo para execução será discriminado na carta e a obra só será iniciada quando todas as condições forem cumpridas.

Os prazos acima passam a contar a partir da análise do e-mail de solicitação.

Norma

A NTC 901100 estabelece as condições gerais para o fornecimento de energia elétrica às instalações de unidades consumidoras atendidas em tensão secundária através das redes de distribuição aérea pela Companhia Paranaense de Energia – COPEL, aplicável às instalações novas, reformas e/ou ampliações que compõem as entradas de serviço das unidades consumidoras.

A necessidade de padronização da entrada de serviço pode ser identificada:

  • pela Copel, que notifica o consumidor ao verificar irregularidades nas instalações provocadas pela deterioração dos equipamentos componentes;
  • pela Copel, que suspende o fornecimento, quando as irregularidades encontradas comprometem a segurança das instalações, das pessoas e/ou da rede de distribuição;
  • pelo consumidor, quando verifica a necessidade de trocar os equipamentos componentes da entrada de serviço;
  • pelo consumidor, quando deseja alterar a posição da entrada de serviço no seu imóvel.

O resultado da construção ou da reforma da entrada de serviço deve ser a adequação à norma técnica correspondente ao tipo da ligação instalada na unidade consumidora. Quando da alteração da posição da entrada de serviço no imóvel, há a possibilidade de necessitar de ampliação da rede para este atendimento.

A necessidade de alteração de carga é identificada sempre pelo consumidor, pois tem como objetivo atender às necessidades de utilização de equipamentos elétricos acrescentados ou retirados da carga de sua unidade consumidora.

A quantidade de fases (fios energizados) e a limitação do disjuntor (chave) podem interferir num novo hábito de consumo. Veja o exemplo abaixo.

Se, numa casa com tipo de ligação monofásica (1 fio energizado) de 50 A (limitação do disjuntor), alguém toma banho ao mesmo tempo em que outro alguém passa roupas, a soma das potências utilizadas por estes equipamentos pode ultrapassar a limitação de carga do tipo de ligação, ou seja:

· Chuveiro elétrico (potência máxima) = 5000 W.

· Ferro de passar elétrico (potência máxima) = 4000 W.

· Limitação do tipo de ligação monofásica de 50 A = 127 V x 50 A = 6350 W.

· Desta forma, 5000 W + 4000 W = 9000 W > 6350 W.

Assim, o disjuntor é desarmado (desligado automaticamente) para proteção das instalações elétricas e da casa.

Com isso, se o disjuntor desarma com frequência, conclui-se que ou os equipamentos novos utilizados tem uma potência maior ou os seus hábitos de consumo mudaram. Em ambas as situações é necessária uma revisão da carga requerida.

A COPEL recomenda que o consumidor contrate um eletricista particular para avaliar a carga requerida e, consequentemente, o tipo de ligação necessário e interagir com nossos canais de atendimento presencial ou por e-mail para solicitar o serviço de troca de padrão e ter condições de efetuar as alterações na entrada de serviço.

Quando o consumidor solicita ligação ou alteração de carga numa entrada de serviço que já tenha(m) outra(s) UC(s) ligada(s), esta(s) UC(s) deve(m) ser identificada(s) para que a Copel verifique as condições da entrada de serviço descritas e faça um estudo das condições da rede de distribuição para averiguar a necessidade ou não de uma obra de reforço na rede para atendimento à solicitação.

Nas solicitações de ligação ou alteração de carga num quadro de medição com outras UCs ligadas, o dimensionamento do disjuntor geral dependerá da soma das correntes destas UCs em cada fase da rede. Por exemplo, se a soma das correntes cada uma das fases for de, no máximo, 126 A, o disjuntor geral deverá ser de, no mínimo, 100 A, conforme a Tabela 3 da norma técnica nº 901100, copiada abaixo:

Dimensionamento do disjuntor geral
Soma das CorrentesDisjuntor GeralAnálise de Rede
Até 126 A100 ANão obrigatória
De 127 a 150 A125 AObrigatória
De 151 a 176 A150 A
De 177 a 200 A175 A
De 201 a 300 A200 A
Superior a 200 AAnálise de projeto elétrico

Quando as instalações elétricas forem construídas com disjuntor geral dimensionado de modo diferente dos estabelecidos na tabela acima, o consumidor deverá apresentar uma Anotação de Responsabilidade Técnica – ART do técnico responsável pela construção da entrada de serviço e o Formulário de Solicitação de Agrupamento de Medição – FSMA preenchido. Veja os formulários no link formulários.

Para a realização do estudo, é necessária a declaração da carga (DCA) instalada na UC, Consiste na relação descritiva de todos os equipamentos elétricos que serão utilizados na UC, indicando suas quantidades, potências, etc. Um formulário, para guiá-lo na coleta destas informações, pode ser encontrado no link formulários. O DCA será necessário sempre que estas condições forem encontradas:

  • carga de flutuação brusca (aparelhos de raio-X, compressores, máquinas de solda, etc.);
  • ligação / alteração de carga em área rural ou numa ilha;
  • ligação / aumento de carga para tipo de ligação da UC maior do que trifásico de 80 A;
  • ligação / aumento de carga em entrada de serviço agrupada, quando o disjuntor geral for de limitação maior que 100A;
  • necessidade de extensão de rede para atendimento à solicitação.

Prazos

A execução da troca de padrão, quando não há necessidade de desativação da entrada de serviço para a execução das obras pelo consumidor / eletricista particular contratado, é realizada em duas etapas, uma vistoria na entrada de serviço e, após isso, a reativação da unidade consumidora. Confira os prazos máximos de cada etapa, em relação à localização do imóvel:

Tipo de LocalizaçãoVistoriaLigação
Área Urbana3 dias úteis2 dias úteis
Área Rural5 dias úteis5 dias úteis

Os dias úteis são utilizados para a definição da data máxima de execução do serviço, entretanto, poderá ocorrer a qualquer momento a partir da solicitação, inclusive em dias não úteis. São considerados dias não úteis: sábados, domingos, e feriados.

Quando há, porém, a necessidade de desativação da unidade consumidora, os serviços de desativação e vistoria e reativação devem ser programados com dois dias úteis de antecedência e seus prazos passam a ser aqueles acordados com o consumidor, com data e período do dia (matutino ou vespertino) programados para a execução do serviço.

Para os serviços programados, no entanto, são cobradas as taxas de desligamento e religação programados, de acordo com o previsto no Art. 102 da Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nº 414, de 9 de setembro de 2010, com valores determinados por resolução homologatória da ANEEL, publicada anualmente.

Veja as taxas que podem ser cobradas na Tabela de Serviços Cobráveis pela Copel.

Débitos vinculados à unidade consumidora

Não pode haver débitos vencidos vinculados à unidade consumidora para a qual se está solicitando o serviço de troca de padrão. Caso haja, quite-os e encaminhe os comprovantes de pagamento junto do formulário de solicitação do serviço.

Solicitação de ligação com alteração de carga

Caso se identifique a necessidade de alteração da carga já no momento de solicitar a ligação, proceda conforme pedido de ligação.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. 

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. 

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. 

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. 

Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.