Autoleitura

Informe a leitura e evite o faturamento pela média!

Na área rural, a leitura dos medidores de energia na área rural é feita a cada três mesesNos meses sem a visita do leiturista você pode evitar o faturamento pela média, enviando a informação para a Copel. 

Na área urbana, a informação da leitura também garante o faturamento pelo consumo real, evitando a média quando o medidor não está acessível ao leiturista*. 

Reproduzir vídeo

Como informar a leitura do relógio

Após anotar a leitura, envie aqui no site, no aplicativo Copel, ou pelo telefone 0800 51 00 116, na opção 5.  

Verifique o dia certo para envio da leitura, no aplicativo ou no site. O indicação de 3 a 5 dias úteis antes da data prevista para a próxima leitura, informada na sua conta de luz, é válida para a área urbana.

Perguntas Frequentes

Como sei qual é o tipo de medidor de meu imóvel?

Você consegue identificar pelo tipo de visor do medidor que está instalado na entrada de serviço do seu imóvel.

Medidor ciclométrico

Medidor digital

Medidor de ponteiro

Medidor digital

Tentei informar a leitura, mas o sistema não permitiu

A leitura tem um período certo para ser informada. Aqui no site e no aplicativo Copel, o sistema informa o dia ideal para o seu imóvel e impede que o registro seja feito fora do período certo. Volte a fazer a leitura e informá-la no dia indicado.

O que acontece se eu esquecer de anotar a leitura ou perder o dia ideal para informar à Copel?

A fatura será emitida pela média aritmética dos últimos 12 meses de seu histórico de consumo. No mês seguinte, você pode voltar a informar a leitura normalmente. Se tiver havido diferença entre o valor médio cobrado e seu consumo real, a informação da leitura corrige esta diferença.

Anotei a leitura errada e já enviei para a Copel. Posso corrigir?