Ciclo de Profissões abre diálogo com estudantes

Publicado em 14 de abril de 2021

A Copel e o Tecpar, por meio de seus programas de voluntariado empresarial, começaram hoje (14) o projeto Ciclo de Profissões, voltado a estudantes de 14 a 18 anos que desejem conhecer profissões e planejar suas carreiras. 

A abertura aconteceu com uma palestra online com a consultora de recursos humanos Cristiane Ribas, especialista em gerenciamento de projetos e negócios internacionais. O evento aconteceu no canal do Tecpar no Youtube e teve a participação da superintendente da Coordenação de Sustentabilidade Empresarial e Governança Corporativa da Copel, Luisa Nastari, que destacou o compromisso das instituições em buscar o desenvolvimento sustentável também por meio da educação e das oportunidades de trabalho. 

“Tenho certeza de que será um momento muito especial e muito rico, pois é um momento em que o adolescente precisa tomar decisões e todos terão a oportunidade de conhecer uma gama muito grande de profissões diferentes, tanto na Copel quanto no Tecpar”, afirmou Luisa Nastari. 

Profissões 

A especialista e caça-talentos Cris Ribas contou um pouco da sua trajetória, que começou de maneira inusitada, levando em consideração os rumos profissionais que tomou ao longo da faculdade. “Meu pai é médico, quando criança eu queria ser médica, mas no vestibular me inscrevi para administração, biologia e psicologia. Acabei me encontrando na administração, na área de recursos humanos, pois foi a maneira que encontrei de ajudar as pessoas”, contou Cris Ribas. 

Cris também mencionou os cursos de especialização que fez durante e depois da graduação e contou sobre sua paixão pelo estudo de línguas estrangeiras. A administradora destacou a importância de se traçar objetivos, criar um plano e buscar oportunidades, em especial por meio do autoconhecimento e das competências comportamentais. 

“As noções de sucesso e trabalho mudaram dos tempos dos nossos avós até hoje, as pessoas não tinham muitas opções de profissões. Agora, inclusive nesse período pandêmico, as opções são muito diversas, a internet abre inúmeros caminhos, a sustentabilidade é um tema recorrente e as carreiras estão cada vez mais segmentadas”, afirmou Cris Ribas. 

Ciclo de Profissões 

O próximo passo do projeto será disponibilizar vídeos no canal do Tecpar no YouTube, e promover reuniões online para mentoria aos interessados. Nos encontros, um dos mais de 100 profissionais voluntários oferecerá aconselhamento relacionado ao planejamento e desenvolvimento da vida profissional, relatando aprendizados e obstáculos superados em sua própria experiência. 

As ações da Copel ligadas à sustentabilidade estão relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. A Copel comprometeu-se com os ODS, em 2016, e tem realizado muitas ações envolvendo todas as suas subsidiárias em prol da Agenda 2030. 

O Projeto Ciclo de Profissões contribui diretamente para os objetivos ODS 4 – Educação de qualidade, ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico, ODS 10 – Redução das desigualdades e ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.