Logotipo: COPEL - Companhia Paranaense de Energia
Perguntas Frequentes
Copel

Global Reporting Initiative - GRI AA1000

O Global Reporting Initiative - GRI é o padrão internacional de relatório anual consolidado de gestão e desempenho socioambiental mais adotado em todo o mundo, composto por cerca de 100 indicadores de sustentabilidade empresarial. Seu objetivo é definir linhas diretivas para ajudar as empresas a desenvolverem relatórios de Responsabilidade Social com comparabilidade internacional. Em 2002, o GRI tornou-se uma agência oficial filiada à United Nations Environment Programme - UNEP.

Uma das metas da Copel, em seu planejamento estratégico em 2005, foi se adequar a padrões internacionais de sustentabilidade e transparência até 2008 e, para tanto, iniciou o processo de implantação do modelo GRI de relatório de sustentabilidade.

Paralelamente à implantação do modelo GRI de relatório, a Copel buscará conformidade à AA1000, que é uma norma de desempenho social criada em 1999 pelo Institute for Social and Ethical Accountabily da Inglaterra, especializada na Responsabilidade Social e Ética. A implantação dos dois padrões demandará um considerável esforço da empresa, em termos da adequação de controles e indicadores já existentes e da possível criação de novos, além dos correspondentes ajustes em seus processos e na cultura corporativa para a promoção da sustentabilidade. Para tanto, foi criado, por uma Circular, um grupo de trabalho, com representantes de todas as áreas chave da Empresa e contratada consultoria especializada, que iniciou suas atividades em junho de 2005.

O Relatório Anual de Gestão e Sustentabilidade 2008 da Copel foi classificado, em primeiro de julho, pela Global Reporting Initiative - GRI, com o selo A+, repetindo a conquista do relatório anterior, de 2007.

Essa distinção, recebida pelo segundo ano consecutivo, significa que a Copel continua atendendo — com excelência — aos critérios GRI, o que denota uma tendência de consolidação de boas práticas relacionadas ao meio ambiente, à responsabilidade social e, consequentemente, à sustentabilidade empresarial e do Planeta, o que é merecedor de destaque no âmbito do setor elétrico brasileiro.

Plano de Implementação


- Primeiro ciclo: foi executado entre julho de 2005 e junho de 2006, prevendo inclusão, no diálogo estratégico com a Companhia, das partes interessadas empregados, clientes, fornecedores e poderes públicos.

- Segundo ciclo: foi executado entre julho de 2006 e junho de 2007, prevendo inclusão, no diálogo estratégico com a Companhia, das partes interessadas acionistas, sociedade e meio ambiente.

- Terceiro ciclo: finaliza o processo e foi executado de julho de 2007 a junho de 2008, prevendo inclusão das demais partes interessadas constantes do mapeamento efetuado pelo grupo de trabalho constituído por uma circular de 2005 (mídia, órgãos reguladores, concorrentes, parceiros, aposentados, tercerizados, ONGs e futuras gerações) e realização de auditoria externa do relatório nos padrões GRI, por entidade capacitada para tanto.


Publicado em 15.02.16

Você pode: Imprimir essa página
Rua Coronel Dulcídio, 800 − Batel − CEP 80420-170 − Curitiba − PR Energia: 0800 51 00 116
Acesso a InformaçãoCopyright 2011 COPEL Copel no ISE Bovespa Estado do Paraná