Museu Regional do Iguaçu

Exposições e Eventos

As exposições do Museu Regional do Iguaçu são monitoradas pelos educadores ambientais, que fazem uma abordagem contextualizada das peças expostas. Dessa forma, é possível conhecer aspectos da história humana e ambiental que fazem parte do rio Iguaçu.

O roteiro proposto para a visita inicia com uma explicação sobre a origem e história dos museus, até a história do próprio Museu Regional do Iguaçu.

Na exposição permanente O rio Iguaçu e a Natureza pode-se conhecer grande parte da bacia do Iguaçu, através de uma apresentação artística com luzes e sons sobre uma maquete topográfica. Essa apresentação demonstra todo o percurso do rio, de aproximadamente 1.060 km de extensão, de maneira clara e explicativa. Visualiza-se sua nascente, no morro Redondo, na Floresta Atlântica da Serra do Mar, que a partir do encontro dos rios Iraí e Atuba passa a se chamar Iguaçu. O curso do rio Iguaçu, sinuoso no primeiro planalto e na entrada no segundo planalto, apresenta fortes corredeiras, saltos e cachoeiras, que vão até o terceiro planalto, na região da serra da Esperança. Por fim, segue rumo a sua foz, local em que se encontram as mundialmente famosas Cataratas do Iguaçu, próximas da fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. No curso do rio, destacam-se ainda sua contribuição à geração de energia elétrica, a formação das cidades em seus vales, bem como as construções de rodovias e ferrovias. O diorama reconstitui alguns dos principais ecossistemas do rio Iguaçu, privilegiando elementos que compõem a fauna e a flora típicas de cada região.

Além das exposições permanentes, é reservado um espaço para as exposições temporárias, cujo acervo permanece o tempo necessário para que seu conteúdo seja visto e conhecido por professores, pesquisadores e a comunidade local. O museu valoriza e pretende divulgar todas as formas de manifestação da cultura artística local. Por isso, coloca à disposição dos artistas da região um espaço onde podem inscrever e expor seus trabalhos artísticos, sejam poemas, pinturas, esculturas, artesanato, fotografias, entre outros. O salão reservado para essas exposições é bastante amplo e proporciona uma belíssima vista do rio Iguaçu e da Usina.