1. Programas socioambientais

    Monitoramento da Qualidade da água

    O cuidado com as águas do Rio Iguaçu são permanentes. Na região da UHE a cada três meses, a Copel realiza coleta e análise da qualidade da água em seis pontos de monitoramento nas imediações da usina: um no Rio Iguaçu, a montante do reservatório; quatro ao longo do corpo do reservatório; e o último a jusante da usina, ou seja, após a barragem. São avaliados 21 parâmetros físico-químicos da água e feito o levantamento microbiológico nas amostras coletadas no reservatório.

    Este monitoramento permite antecipar a detecção de possíveis problemas na água, avaliar o ambiente em que o reservatório está inserido e direcionar ações ambientais no local. Além disso, também permite verificar de qual a qualidade da água após passar pela usina.

    Desde que o monitoramento começou a ser feito, em 2003, dificilmente os parâmetros de qualidade da água em Salto Caxias apresentam-se em desacordo com o que estabelece a Resolução n.º 357 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que rege esses índices. Além disso, a Copel também analisa os resultados seguindo o Índice de Qualidade da Água (IQA) da Cetesb, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, de São Paulo, reconhecido nacionalmente e que resume a qualidade da água em ruim, aceitável, boa ou ótima. Em Salto Caxias, o índice sempre acusou qualidade boa ou ótima.

  2. barco em meio ao rio