1. Programas socioambientais

    Gerenciamento de resíduos

    Para serem efetivas, as iniciativas ambientais na usina e em seu entorno dependem de uma gestão sustentável. Por isso, a Copel desenvolve em Salto Caxias um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

    Resíduos orgânicos, vidros, plásticos, papéis e metais são separados e levados para o destino correto. Além de reduzir a quantidade de resíduos gerados, garantir a correta deposição e evitar impactos ambientais, o plano contempla ações de conscientização de todos os empregados, contratados e visitantes da usina.

    Tudo isso acontece em conformidade com a Lei Federal 12.305/10 - Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Lei Estadual 12.493/99. As instalações seguem a Resolução Conama 275/2001, que estabelece o código de cores para os diferentes tipos de resíduos, a ser adotado na identificação de coletores e transportadores.

    Os resíduos administrativos recicláveis são destinados às associações de catadores de materiais recicláveis, por meio da Coleta Seletiva Solidária, conforme Decreto Estadual 8426/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade da separação seletiva dos resíduos sólidos administrativos recicláveis pelos órgãos e entidades do Poder Executivo.

    Os resíduos industriais são acondicionados em recipientes apropriados de acordo com a classificação do resíduo, se perigoso ou não. A grande maioria dos resíduos industriais gerados é encaminhada para reutilização e reciclagem pelo processo de alienação (venda), conforme estabelecido pela agência reguladora (Aneel).

    Os resíduos não alienados são destinados de formas variadas, sempre respeitando a legislação ambiental.

  2. compostagem