Telecom

Novos sistemas garantem agilidade às vendas do BEL Fibra

O empenho e espírito de colaboração dos empregados da Copel melhorou o sistema de vendas ao varejo do BEL Fibra, a internet ultra rápida oferecida pela Copel Telecom. O número de interessados no produto cresce a passos largos desde seu lançamento para o varejo, no início de 2012. No entanto, desde que o sistema de solicitação do BEL Fibra feito pelo site foi aprimorado, no final de setembro, o número de pedidos aumentou exponencialmente.

Segundo o gerente da Divisão de Atendimento ao Varejo da Copel Telecom, Nelson Gonçalves, até pouco tempo atrás os pedidos de instalação do BEL Fibra eram feitos por meio de uma planilha que precisava ser baixada no site da empresa pelo cliente. Os interessados tinham que preencher o pedido e mandar por e-mail à Copel Telecom. E os números mostram que, apesar de ser um excelente produto, este processo manual desanimava muitos clientes: em setembro a Copel Telecom recebeu 421 pedidos novos de ligação do BEL Fibra. Já em outubro, com a implantação do novo sistema, este número subiu para 587 pedidos, aumento de quase 40%. De abril a agosto a média de pedidos novos variou entre cerca de 250 e 300 por mês.

Estas e outras questões relacionadas às vendas foram resolvidas com a criação do grupo de trabalho para coordenar a integração das ações de desenvolvimento de mercado, vendas e comunicação nos locais atendidos pelo BEL Fibra, sob a coordenação do empregado Ricardo Dória. Foi então que, com o apoio do coordenador do grupo e dos analistas comerciais Ana Paula Kramer Costa e Nelson Gonçalves e dos analistas de TI Vanessa Pineda Lopes e Marcelo Cantos Correa, da Divisão de Desenvolvimento e Suporte do Sistema Telecom, foi desenvolvido o novo sistema de autoatendimento, que agilizou o pedidos de ligações do BEL Fibra.

Chamado de WVT , com o novo sistema o cliente digita seu CEP e já recebe a informação se há o produto disponível na sua cidade ou bairro. Em caso positivo, para fazer o pedido basta preencher um formulário simples no próprio site, que é enviado automaticamente à Copel Telecom.

Agilidade na resposta

Com o aumento no número de pedidos devido ao WVT, foi preciso aumentar também o número de empregados para cadastrar as solicitações no sistema CIS e enviar a proposta comercial para o cliente. "Ainda estamos trabalhando para integrar o WVT com o CIS. Então era preciso fazer o preenchimento manual dos dados no sistema CIS. Além de demandar tempo e ocupar parte da força de venda, era um processo sujeito a erros", explicou Gonçalves.

Observando o problema, o analista de TI Jomar Bogusz, que está lotado na área de novos negócios da Telecom, bolou um sistema para também automatizar o cadastro dos clientes no CIS. É um software, que ganhou o apelido de robô, que faz o trabalho de cadastro dos dados do cliente no CIS. "Não é uma solução definitiva, mas vai ajudar no trabalho até ser feita a integração do CIS com o WVT", explicou Bogusz. Com o aumento das vendas, foi implantada uma segunda máquina com o robô – uma para cadastro de pessoa física outra de pessoa jurídica.

Bogusz contou que, apesar de não trabalhar diretamente na área comercial, viu que podia usar sua experiência profissional para ajudar os analistas comerciais. "Sou oriundo da STI e trabalhei com desenvolvimento de softwares. A ideia do robô foi uma inciativa minha, pois vi que o processo podia ser automatizado", afirmou. O robô levou uma semana para ser desenvolvido e testado e utiliza software livre, isto é, não teve nenhum custo para a Copel Telecom. O robô leva nove minutos para cadastrar o pedido do cliente e a proposta comercial é disponibilizada em no máximo dois dias.