Canais de denúncia

Na Copel, as denúncias sobre fraudes, irregularidades, orientações sobre a conduta ética e assédio moral são tratados por diferentes canais e por processos específicos. Em todos eles há o compromisso da Companhia na condução do assunto de acordo com os preceitos de cada canal.

Veja em qual canal a sua situação se enquadra.

Furto ou procedimento irregular

Ligue para 0800 51 00 116

Comissão de análise de denúncia de Assédio Moral - CADAM

Manifestação sobre uma situação relacionada à assédio moral.

A manifestação é tratada com absoluto sigilo pela comissão de análise de denúncias de assédio moral.

Denuncie situações de Assédio Moral​

Ouvidoria

A empresa tem atuação autônoma, transparente e independentes na defesa dos direitos do cliente/consumidor insatisfeito com os serviços prestados.

Também recebe e encaminha manifestação de elogio, esclarecimentos, reclamações e/ou denúncias que envolvam a Copel.

O prazo para resposta é de 10 dias úteis.

Características:

Informação é confidencial e anônima.

Canal de denúncias

Dúvidas ou denúncias sobre fraudes ou irregularidades que possam resultar em prejuízos nas operações da Copel, ou quando há descumprimento de dispositivos legais e regulamentares do Código de Conduta e de normas internas da Copel.

O canal está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Todas as informações são recebidas por empresa externa, independente e especializada no recebimento de denúncias do público interno e externo.

O processo de investigação ocorre conforme fluxos de apurações previamente definidos, é realizado por equipe especializada e envolve a participação de um Comitê de Ética. Mensalmente é feito o reporte ao Comitê de Auditoria Estatutário e semestralmente ao Conselho de Administração.

Maiores informações estão disponíveis na Cartilha do Canal de Denúncias.

Denuncie ou ligue 0800 643 5665 / 0800 900 8008

O Canal oferece garantia de sigilo e anonimato, segurança das informações e proteção contra retaliações, conforme registrado no Código de Conduta da Companhia e na Política de Integridade.

Código de Conduta, item 5.3 - Garantias de anonimato e de não retaliação:

“Toda e qualquer comunicação será tratada com confidencialidade, com exceção daquelas em que houver obrigação legal de informação às autoridades. A Copel garante, ao manifestante, proteção, anonimato, sigilo e devida resposta a sua comunicação. A Companhia assegura, também, a confidencialidade das informações de todos os envolvidos em denúncias éticas, visando preservar direitos e proteger a neutralidade das decisões.

A Copel não admite e repudia retaliações ou punições contra profissionais ou quaisquer pessoas que apresentem, de boa-fé, críticas, sugestões, denúncias, reclamações ou informações à autoridade superior ou a qualquer outra autoridade competente. Fica garantida a segurança contra todo e qualquer tipo de retaliação interna, estando os empregados que, comprovadamente, tenham apresentado tal conduta, sujeitos a ações disciplinares, incluindo demissão.

Qualquer pessoa que acredite ter sido vítima de qualquer forma de retaliação ou tiver dúvida sobre isso, deve reportá-la ao seu gerente imediato, ao Departamento de Compliance - DCOM, ou fazer denúncia por meio do Canal de Denúncias”.

NPC 0313 – Política de Integridade, item 1.6.6, Diretrizes Gerais:

“1.6.6 – Divulgar e manter canais de denúncias de irregularidades disponíveis ao público interno e externo, oferecendo garantia de:

a) anonimato e sigilo dos denunciantes;
b) investigação imparcial e tempestiva; e
c) segurança contra todo e qualquer tipo de retaliação interna contra profissionais ou quaisquer pessoas que apresentem, de boa-fé, críticas, sugestões, denúncias, reclamações ou informações”.