Logotipo: COPEL - Companhia Paranaense de Energia
Perguntas Frequentes
Sala de Imprensa

aerogeradores

Copel inaugura sete parques eólicos



A Copel inaugurou nesta terça-feira (16) os primeiros sete parques dos complexos eólicos que está construindo no Rio Grande do Norte. A cerimônia, no município de João Câmara, simbolizou a entrada em operação de 169,6MW de capacidade de quatro parques do Complexo São Bento e de três parques do Complexo Brisa Potiguar.

“É um momento histórico para a Copel, pois representa uma estratégia importante da empresa na ampliação do parque de geração com investimento em energia renovável”, disse o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna.


Os cinco complexos que a Copel está construindo no Rio Grande do Norte terão um total de 28 parques eólicos. Quando o último complexo ficar pronto, em 2019, o conjunto resultará em 663,6 MW de capacidade eólica, o suficiente para abastecer 2 milhões de residências.


“O Rio Grande do Norte tem condições geográficas e climáticas propícias para a energia eólica. Agradecemos à Copel e ao Governo do Paraná pela confiança em nosso Estado, que está preparado para contribuir com o setor energético brasileiro”, disse o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria.


“A energia eólica, limpa e renovável, é uma alternativa importantíssima. E a Copel, ao investir no mercado de geração nacional, aumenta sua receita e garante mais dividendos ao Estado do Paraná, acionista majoritário da empresa”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, que representou o Governo do Paraná na inauguração.

“Nos últimos anos, por determinação do governador Beto Richa, a Copel planejou e investiu para ter grandes avanços, entre eles o título de melhor distribuidora da América Latina. Levamos a rede de fibra óptica da Copel Telecom a todos os 399 municípios, tornando o Paraná o primeiro estado 100% digital. Também expandimos nossas fronteiras, passando a atuar em mais nove estados, com obras de geração e transmissão de energia”, afirmou Vianna.


Além de São Bento e Brisa Potiguar, a Copel está construindo os complexos Cutia, São Miguel do Gostoso e Bento Norte. O maior de todos os complexos é o Brisa Potiguar, com capacidade instalada de 183,6 MW. Possui sete parques, repartidos em duas grandes áreas. Eles abrigarão 68 aerogeradores com potência de 2,7 MW cada, instalados em torres metálicas de 89 metros de altura, e diâmetro de rotor de 122 metros.

“No segundo semestre, começam a operar os quatro parques restantes do Complexo Brisa Potiguar (108 MW) e os quatro do Complexo São Miguel do Gostoso (54 MW da Copel), totalizando 331,6 MW de potência eólica instalada este ano”, anunciou o diretor da Copel Renováveis, Ricardo Dosso.


A escolha do Rio Grande do Norte para sede dos complexos da Copel considerou o potencial de geração de energia da região, aferido por análise de dados como frequência, intensidade e direção dos ventos, além do perfil do terreno – quanto mais plano e aberto, melhor. A regularidade dos ventos no Nordeste permite ao Brasil exibir o melhor fator de capacidade para geração com esta fonte no planeta.

A Copel foi pioneira no estudo da exploração da energia dos ventos para gerar eletricidade no Brasil. Em 1999, inaugurou os primeiros aerogeradores do Sul do país, na cidade paranaense de Palmas. Atualmente com 2,5 MW, esta usina terá sua capacidade ampliada para 6,7 MW ainda este ano.


Assessoria de Imprensa: (41) 3331-4570


Publicado em 01.07.16

Você pode: Imprimir essa página
Rua Coronel Dulcídio, 800 − Batel − CEP 80420-170 − Curitiba − PR Energia: 0800 51 00 116
Acesso a InformaçãoCopyright 2011 COPEL Copel no ISE Bovespa Estado do Paraná