| |
4.8 Tecnologia da Informação
Em 2006, a área de Tecnologia da Informação da Copel deu continuidade à reestruturação de seus processos, buscando expressiva melhoria nos níveis de seus controles internos, intimamente alinhados às necessidades da Organização de adequar-se à Lei Sarbanes-Oxley. Essas iniciativas, além de atenderem às exigências da legislação, têm trazido benefícios para a Companhia, especialmente pelo fato de garantirem maior transparência e controle sobre os processos de TI.
A área desenvolveu grande esforço para modernização de seus sistemas e de infra-estrutura, através dos seguintes programas:
MOSAICO, programa que abrange os sistemas ligados aos processos de faturamento, arrecadação, cobrança e atendimento comercial, além de ações específicas de saneamento dos cadastros de consumidores e de medidores de energia;
MAESTRO, programa de modernização dos sistemas que suportam os processos de Gestão Empresarial, envolvendo a revisão dos processos de negócios e da arquitetura e infra-estrutura tecnológica, adequando-se às novas necessidades da Companhia;
MIGRAGEO, programa de modernização dos Sistemas de Engenharia utilizados na Copel pelas subsidiárias de Geração, Distribuição, Transmissão e Telecomunicações, empregando Sistema de Informações Geográficas - SIG (ou tecnologia de Geoprocessamento);
PILARES, programa que abrange ações para modernização da infra-estrutura buscando melhoria do atendimento, redução de riscos e maior flexibilidade para atendimento.
Trabalhou-se intensamente na melhoria da infra-estrutura de redes e do atendimento, na eficiência da operação, na manutenção e aprimoramento dos sistemas legados e no parque de servidores.
A adoção de software livre faz parte da estratégia em Tecnologia da Informação, tendo sido utilizado ao longo dos últimos anos como alternativa para simplificar a arquitetura computacional, redução de custos e diminuição da dependência de soluções proprietárias. A principal iniciativa de 2006 foi a preparação para a migração da solução proprietário MS Office para a solução de código aberto BrOffice, que ocorrerá durante o exercício de 2007.
Com relação a seus recursos humanos, consolidou-se o processo de primarização das atividades de help desk, impressão centralizada e operação de periféricos, e também a alocação de novos empregados para as áreas de desenvolvimento, suporte e produção, possibilitando atendimento mais eficaz às demandas da Companhia.
|
|