Perguntas Frequentes
Logotipo: COPEL - Companhia Paranaense de Energia

Copel

Usina Chopim I




A Usina Hidrelétrica Chopim I tem potência instalada de 1,8 MW e está localizada na margem esquerda do rio Chopim, no Município de Itapejara d´Oeste. Foi a primeira usina construída pela Copel, durante a concepção do primeiro plano de eletrificação do Estado do Paraná, entre 1961 a 1965.

Informações Técnicas

Para funcionar, a Usina Chopim I aproveita o desnível do Salto Grande, a 12 km do município de Itapejara do Oeste. Seu projeto inicial previa a instalação de 3.000 kW, mediante a construção de uma barragem de concreto com 385 m de comprimento. Todavia, após novos estudos, optou-se por uma barragem mista de 270 m de comprimento e potência instalada de 2.200 kW. A hidrelétrica possui 2 unidades geradoras.

Se você deseja fazer uma visita a uma das usinas da Copel, clique aqui para obter informações.

Publicado em 03.07.08

Rua Coronel Dulcídio, 800 − Batel − CEP 80420-170 − Curitiba - PR − (41) 3322−3535 0800 51 00 116
COPEL Copyright 2008 COPEL - Companhia Paranaense de Energia. Todos os direitos reservados Copel no ISE Bovespa Site acessível para deficientes visuais