COPEL - Arborização de vias públicas
Aumentar letra Diminuir letra

Copel e a arborização de vias públicas

A implantação da arborização sem planejamento, somada à complexidade dos equipamentos urbanos, produz significativos conflitos subterrâneos e aéreos entre árvores e as demais estruturas físicas urbanas, inclusive com as redes de distribuição de energia elétrica.

Por entender que tanto a arborização de ruas como a energia elétrica são itens imprescindíveis à população, a Copel desenvolve ações para harmonizar a convivência destes dois componentes urbanos indicando um melhor planejamento na implantação de árvores, bem como a adoção das melhores técnicas de manejo da vegetação junto a sistemas elétricos. A Companhia adota, ainda, tecnologias de construção de redes com menor impacto ambiental, a exemplo das redes isoladas de baixa tensão como único padrão para novas redes e das redes protegidas de média tensão em locais densamente arborizados.

Desde novembro de 2006, por meio do Programa de Responsabilidade Socioambiental de Arborização Urbana, a Copel contribui para melhorar a qualidade da arborização das vias públicas do Estado do Paraná e o manejo da vegetação junto a sistemas elétricos. Dentre as diversas ações desenvolvidas estão as publicações técnicas, produção e fornecimento de mudas de espécies com características adequadas, substituição de árvores de risco e aprimoramento de técnicas de podas. Merece destaque, também, a capacitação de gestores e servidores municipais, neste tema, com o Curso “Árvore Certa no Lugar Certo”, efetuado em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano - Sedu e o Instituto Ambiental do Paraná - IAP.
Missão da Copel: Gerar, transmitir, distribuir e comercializar energia, bem como prestar serviços correlatos, promovendo desenvolvimento sustentável com retorno para a sociedade paranaense.

Em 2008, visando prospectar as técnicas mais modernas na gestão da arborização urbana para incluir nos seus processos e difundir aos municípios de sua área de concessão, a Copel filiou-se à Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - SBAU e à International Society of Arboriculture - ISA.

A Companhia participa, também, do Grupo de Trabalho em Manejo de Vegetação junto a Sistemas Elétricos da Fundação Coge, criado em novembro de 2007 com o objetivo de influenciar na tomada de decisões quanto à formulação de políticas públicas relacionadas com arborização urbana, além de permitir a troca de informações e experiências entre as concessionárias de energia elétrica.

Este Guia de Arborização de Vias Públicas, em sua 2ª edição, é um instrumento de orientação básica que busca apresentar os critérios técnico-científicos a serem considerados no planejamento da arborização das vias públicas, presente nos pequenos, médios e grandes municípios paranaenses.