COPEL - Arborização de vias públicas
Aumentar letra Diminuir letra

Como planejar a arborização

Planejar a arborização significa escolher “a árvore certa para o lugar certo”.

O planejamento consiste da produção de um documento escrito chamado Plano de Arborização Urbana , contendo respostas para questões como:
Por que arborizar? O que plantar? Onde plantar? Quando e como plantar? E depois de plantar?

Esse plano, elaborado com critérios técnico-científicos, deve considerar as características do meio urbano e as características biológicas das espécies escolhidas para compor a arborização, além do comprometimento dos órgãos ambientais municipais e/ou estaduais e, acima de tudo, da população. Isso irá proporcionar harmonia entre as árvores e os diversos equipamentos urbanos, notadamente com as redes de distribuição de energia elétrica.

A arborização sempre deve ser objeto de planejamento prévio que a torne compatível com a área urbana já consolidada. Isso significa respeito aos valores culturais, ambientais e de memória da cidade. Daí a necessidade de que o Plano Diretor do Município inclua o Plano de Arborização Urbana.

O Plano de Arborização Urbana tem como objetivo orientar as prefeituras municipais na execução de implantação e manutenção das árvores nas cidades. Vale lembrar que o planejamento é um processo dinâmico, e, que, mesmo nas cidades com arborização previamente planejada, a avaliação tem de ser constante para um possível replanejamento.