COPEL - Arborização de vias públicas
Aumentar letra Diminuir letra

Como conciliar a arborização e redes de distribuição

A solução está no planejamento da arborização, considerando-se as estruturas urbanas existentes, tanto acima, quanto abaixo do solo.

A competição por espaço entre árvores e redes aéreas de distribuição de eletricidade e de comunicação é um fato comum nos centros urbanos. E como se não bastasse, a iluminação pública, as edificações, calçadas, estradas, pistas de rolamento, além das redes subterrâneas de serviços públicos como energia, telefonia, gás, água e esgoto, também participam dessa competição.

O toque ou a queda de galhos de árvores ou, ainda, árvores inteiras sobre as redes estão entre as principais causas de interrupção do fornecimento de energia elétrica nas cidades.

A arborização de ruas e as redes de distribuição de energia elétrica são itens da infraestrutura urbana imprescindíveis à população. Por isso, são necessárias ações que harmonizem esses dois componentes urbanos.

Essa compatibilização só é possível com planejamento prévio integrado à implantação de árvores e aos demais equipamentos urbanos utilizando-se técnicas adequadas à manutenção da arborização existente.

Como cada cidade tem suas características peculiares, a arborização deve ser feita com planejamento e replanejamento, considerando-se as características biológicas das árvores e as características físicas do meio urbano.